GASTRONOMIA: KAISEKI-RYORI NO BRASIL

Ecrito porRedação em . Postado Gastronomia

País ganha primeira casa especializada nessa arte da culinária japonesa

Redação / Fotos Divulgação

 O bairro do Itaim Bibi, zona Sul da capital paulista, acaba de receber a primeira casa no Brasil especializada em Kaiseki-Ryori. No comando do Ryo Gastronomia está o renomado chef Edson Yamashita.

 O Kaiseki é um conceito que contempla uma forma de arte da culinária japonesa que equilibra sabor, textura, aparência e cores dos alimentos por meio de uma sequência de pratos tradicionais, artisticamente formatados, semelhante a um “menu degustação”, onde são usados ingredientes sazonais, únicos e frescos.

 ryo30set16-070O Ryo segue uma linha de Kaiseki Contemporâneo, onde valores tradicionais são mantidos e potencializados pelas novas técnicas, que incluem um menu vegetariano, com matérias primas regionais que valorizam o Brasil e sua sazonalidade.

 Nas opções de cinco, sete ou a mais completa, de nove pratos, as receitas contemplam a curva gustativa dos sabores. O doce, o azedo, o amargo e o salgado preparam o paladar para a apreciação magistral do quinto sabor, o umami. Trata-se de um “toque especial”, que dá vida a refeição.

 De acordo com o chef Yamashita, “a busca do umami é a base da gastronomia japonesa, e o Restaurante RYO se baseia na busca deste sabor em todos os ingredientes, desde as etapas da produção até chegar ao paladar do cliente.” O umami é descrito como um sabor denso e profundo, que produz na boca uma sensação aveludada e única.

 Para completar, o restaurante possui uma carta de bebidas assinada pelo especialista em saquê, Celsoryo30set16-080 Ishiy, autor do livro Guia Prático do Saquê. Abriga obras da muralista Erica Mizutani e tem concepção têxtil da estilista Erika Ikezili. E conta ainda com apresentações de shamisen (instrumento tradicional japonês de três cordas) do músico YuzoAkahori.

 Ao todo são mais de 50 lugares disponíveis. No térreo, o balcão de finalização conta com onze lugares, além de seis mesas para casais, duas mesas para grupos de até seis pessoas e um bar que comporta mais seis pessoas. Já o andar superior é no estilo zashiki, tatame oriental com sala de até oito lugares e outro, privativo, para 12 pessoas.

 O atendimento no Ryo é feito, preferencialmente, mediante reserva. Ao entrar em contato com o restaurante, o cliente será apresentado ao menu do dia e terá a possibilidade de adequá-lo às suas preferências. A intenção é atender o público da forma mais personalizada possível.

 O Ryo funciona de terça-feira a sábado, das 18h às 00h. As reservas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira das 10h às 18h ou aos sábados das 14h às 18h.

Informações

Ryo Gastronomia

Rua Pedroso Alvarenga, 665 Itaim Bibi

Tel.: 3881-8110

www.ryogastronomia.com.br

contato@ryogastronomia.com.br

Trackback from your site.

Deixar um comentário

Mundo OK

Apoio


Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0