LITERATURA: REGISTRO COMUNITÁRIO

Ecrito porRedação em . Postado Cultura

Em nova obra, jurista Kiyoshi Harada organiza tópicos referentes ao fortalecimento de Brasil e Japão

Texto: Bunkyo.org.br/ Imagens: Divulgação

capa-do-livro-2-ng-usar A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social produz mais uma obra coletiva que traz um panorama sobre as relações entre Brasil e Japão. Sob coordenação geral do jurista Kiyoshi Harada, a publicação “Intercâmbio Cultural Brasil-Japão” visa, em especial, o fortalecimento dos laços de amizade entre os dois países.

 Nesta obra coletiva estão presentes 57 autores renomados, entre nikkeis e não-nikkeis, para dar uma visão panorâmica das mais diversas manifestações culturais do Brasil e do Japão. Dividido em 32 capítulos, o livro retrata segmentos como esportes, notadamente, no das artes marciais, da alimentação e dos desenhos animados.

 A obra, que teve o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, foi editada no formato de 21cm x 31cm contendo 756 páginas inteiramente coloridas, contendo inúmeras fotos ilustrativas. A capa é da artista plástica Sachie Sonoki e a capa interna do artista plástico Dan Mabe traduzida em versos pelo príncipe dos poetas brasileiros, Paulo Bomfim , e pelo haicaista japonês, Teruo Hama.

 Segundo os organizadores, “a ideia de escrever uma obra coletiva fazendo um confronto de culturas dos dois países em seu aspecto mais amplo. Por isso a obra coletiva aborda temas como esporte, culinária, literatura, cinema, teatro, ética, etiqueta, comércio, indústria, transporte, energia, preservação do meio ambiente, escultura, saúde, alguns ramos científicos, segurança pública etc. em seus 31 capítulos. E o capítulo final, o de nº 32 contém oito temas monográficos concernentes à cultura brasileira ou à cultura japonesa”.

 Como assinalado pelo Exmo Senhor Presidente da República, Michel Temer, “a presente coletânea de artigos, ao favorecer a compreensão mútua, constitui mais um avanço para o reforço do já sólido relacionamento entre o Brasil e o Japão”. No dizer da Presidente Harumi Goya “este é um livro editado num momento especial na conjuntura das relações Brasil-Japão, que soma as celebrações, em 2015, dos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, 100 anos da instalação do Consulado Geral do Japão em São Paulo e 60 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo”.

 O lançamento acontece no dia 17 de novembro, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (Rua São Joaquim, 381, 9º andar), quando será oferecido um coquetel aos presentes. O preço da adesão é de R$80,00 reais incluindo um exemplar do livro embalado em uma sacola específica. Posteriormente poderá ser adquirido na Secretaria do Bunkyo ao custo de R$120,00.

Trackback from your site.

Deixar um comentário

Mundo OK

Apoio