ARTE: Inspiração japonesa

Ecrito porTamires Alês em . Postado Artes

Artista brasileiro faz obras inspiradas na terra do sol nascente

Tamires Alês / Fotos Divulgação

arte1

Bubble Girl – jovem oriental fazendo bola de sabão

Conhecido por suas obras de Mixmedia, que misturam técnicas de desenho, pintura e colagem, o artista plástico brasileiro Sami Akl se inspira no Japão para desenvolver alguns de seus trabalhos. Obras essas que correm o mundo por exposições, lojas e nas mãos de marchands (profissional que negocia obras de arte) e colecionadores.

Sami se destaca com trabalhos como as telas Japan Look – ícone jovem oriental eleito pelo artista há mais de 15 anos, que representa o tempo e a liberdade de ser quem você é, e questiona o racismo; e Bubble Girl – Uma jovem oriental fazendo bola de sabão que na visão do artista representa o vazio onde se situa a dúvida e a depressão.

“Minha ligação com o Japão é espiritual. Tudo lá é um caminho, caminho da espada, caminho dos arranjos florais, caminho do arco, caminho do chá e assim em tudo que se pratica, só podemos ser verdadeiramente livres na disciplina. Gosto do respeito que os japoneses têm pelo velho, pelo antigo, pelo remendado que tem mais significado por conter nele uma história – isso é lindo, é divino. Gosto de chá, umeboshi, meditação, sushi, contemplação, yoga, fiz judô na infância. Acho que todos nós temos uma ligação com o Japão”, ressalta Sami.

São portraits desta linha do artista que ao longo dos anos se tornaram objetos de desejo de colecionadores e admiradores pelo mundo. Entre eles estão Columba Bush, Usher, Contardo Calligaris, Roberto Justus, Lewis Hamilton, Felipe Massa, Alcione, Daniela Mercury e Jô Soares.

Tais figuras, pinturas e imagens também carregam uma aspiração do artista. Sami busca a essência do ser humano que está sendo retratado. Para ele, a dor já faz parte de todo mundo, e não é preciso falar mais de sofrimento. “Sempre tento trabalhar a leveza, a profundidade e aquela estabilidade benéfica que todo mundo busca para estar bem e feliz. A arte é uma autodescoberta, o que as pessoas vão ver no meu trabalho não é o que eu vou falar, mas sim o que elas vão sentir com a minha obra”, elucida.

Sami Akl

Filho mais velho de quatro irmãos, Sami Akl nasceu na cidade de São Paulo e cresceu no bairro do Brás, tradicional reduto de imigrantes. Enquanto a arquitetura crescia com Sami, os desenhos também exigiam espaço no seu coração. Depois, vieram as pinturas em óleo sobre tela e as pesquisas de técnicas (aquarela, acrílico, até maquiagem) e temas (viagens, memórias, pessoas). As esculturas e o design de móveis, como a bela cadeira de meditação com palha cearense, herança da temporada em Fortaleza.

Com a experiência adquirida, desenvolveu uma técnica mista, sofisticada e única, que une colagem, pintura e desenho em suas obras. Podendo assim passar para suas telas uma nova interpretação pictórica dos rostos e cenas que o atraem.

‘’Quando coloco o papel no chassi, dou uma pele nova a esse corpo, em algumas partes ainda se vê a textura da tela por baixo do papel. As rugas provenientes da colagem representam o tempo e a fragilidade humana, a impressão da imagem no papel é o signo que representa qualquer rosto que por trás se encontra um único ser, uma única alma”, ressalta o artista.

Em 2006, Sami foi selecionado para Bienal de Santos, em 2007 recebeu o Prêmio  Aquisição da Temporada de Exposições no Centro Cultural São Paulo, também participou da Documenta 12 Magazine em Kassel na Alemanha e várias exibições pelo mundo sendo a mais recente em Berlim na Stroke Art.

As obras

arte4

Os olhares expressivos das personagens reproduzidos nesta obra nos remetem à seriedade da cultura oriental, que mescla tradição e contemporaneidade

Confira onde conhecer de perto as obras do artista Sami Akl

Mostra:

Exposição – Beyond Architecture Group

Exposição na sede da empresa, obras expostas ainda em planejamento.

Novembro 2016

 Ateliês:

Ateliê Sami Akl – São Paulo

Rua Sampaio Vidal, 180 – Jd Paulistano

11 3088-5822

Visitas com agendamento prévio.

Ateliê Sami Akl – Miami

9660 W Bay Harbor Dr. – Miami 33154

+1 (305) 542-6771

Visitas com agendamento prévio.

Trackback from your site.

Deixar um comentário

Mundo OK

Apoio