GASTRONOMIA: CAMPEÃO MUNDIAL

Ecrito porRedação em . Postado Gastronomia

 Chef brasileiro Celso Hideji Amano vence a Copa do Mundo do Sushi, no Japão

Redação

Foto / KAZUHIRO NOGI

Foto / KAZUHIRO NOGI

 Com lágrimas nos olhos o chef brasileiro Celso Hideji Amano, de 38 anos, em um feito inédito, conquistou o lugar mais alto no pódio da World Sushi Cup, a Copa do Mundo do Sushi, realizada no Japão. A competição, voltada para sushimen estrangeiros é patrocinada pelo Ministério da Agricultura do Japão e ocorre durante a feira Japan International Seafood & Technology Expo.

 Com a cozinha japonesa, que foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), vivenciando uma explosão de popularidade em todo o mundo, a Copa tem como principal objetivo melhorar os padrões do sushi no exterior.

 Na edição 2016, 27 chefs de países como Brasil, França, Estados Unidos e Paquistão participaram da disputa fazendo o tradicional sushi estilo “Edo” e receitas criativas. Para avaliar e selecionar os melhores sushimen, 20 chefs japoneses acompanharam de perto as preparações.

 Amano ficou em primeiro lugar na categoria edomae sushi, o sushi tradicional, em que utilizou itens obrigatórios como anagô (semelhante à enguia), akagai (marisco vermelho), kohada (um tipo de sardinha), atum e ovas de salmão. E em 4º lugar no sousaku sushi, na versão livre, em que são avaliadas as preparações mais criativas. Com o tema Brasil-Japão, o chef brasileiro usou banana e sua folha, café, chá verde, além da técnica do churrasco. A soma das duas notas fez de Amano o campeão do torneio.

 “Eu me diverti”, declarou o vencedor. Paulista de 38 anos, Amano é o principal sushiman do restaurante Sakagura A1, no Itaim Bibi, casa do premiado chef Shin Koike, que recebeu uma condecoração do governo japonês por seus serviços de divulgação da culinária asiática.

 Outro destaque brasileiro na competição foi o sushiman Fabio Ishizuka, que ganhou o Prêmio Kinjirushi, uma das empresas patrocinadoras do evento.

Trackback from your site.

Deixar um comentário

Mundo OK

Apoio