TRADIÇÃO: DEUS NO CONCEITO OKINAWANO

Ecrito porRedação em . Postado Shinji Yonamine

Na tradição de Okinawa existe algo superior que é chamado de Kami e se refere à direção para onde todos querem caminhar. Nas casas okinawanas, há a presença do Totome, altar dos ancestrais, que fica na ala social, o Hinukan – Deus do Fogo que tem a relação cósmica com o Meio Ambiente, o Bosque Sagrado e a Energia do Além Mar – Nirai Kanai, fica localizado na cozinha, e o Fuuru nu Kami – Deus do Banheiro que espanta os maus espíritos.

TRADIÇÃO: A IDADE DA PERFEIÇÃO

Ecrito porRedação em . Postado Shinji Yonamine

 A Idade da Perfeição

 A cultura japonesa e a cultura chinesa têm doze signos, sendo que cada signo corresponde a um período de um ano, sendo que a evolução do homem é dividida em sete ciclos de transformações: 12 anos, 24, 36, 48, 60, 72 e 84 para as comemorações das festividades, considera-se o período embrionário e mais cem dias após o nascimento. Por exemplo, ao completar 60 anos comemoramos o “kanreki” de 61 anos, assim dizemos “mam” 60 anos ou “kazoe” 61 anos.

 Em Okinawa é comemorado mais dois aniversários especiais: de 88 anos “tokati” e de 97 anos “kajimaya”, por ultrapassarem os sete ciclos da vida, são consideradas idades iluminadas.

Tradição: Equilibrio Cósmico – Hinukan

Ecrito porRedação em . Postado Shinji Yonamine

 O Hinukan representa a energia cósmica de transformação que faz parte do nosso meio, ela está relacionada ao Utaki – Bosque Sagrado que representa a mãe natureza, existindo uma relação próxima entre o “Niya – casa raiz da vila”. Criando uma conexão com toda a comunidade, através do Hinukan existente em todas as casas.

Mundo OK

Apoio